Yaginya e Veles - a História de Baba Yaga que poucos conhecem
top of page
dfghj.png

Yaginya e Veles - a História de Baba Yaga que poucos conhecem

Atualizado: 3 de nov. de 2022




Diz-se que na época em que Veles discutia com Perun por causa da atenção da Deusa Diva-Dodola, o Deus Eslavo da Sabedoria conheceu seu amor. Veles viu uma linda garota, com tranças loiras nos calcanhares, em uma roupa brilhante com botas douradas, voando pelo céu em algum tipo de caixa. Reconhece Baba Yaga na descrição entre os eslavos? Isso mesmo, Baba Yaga era uma linda Yaginya naquela época. E depois disso, Baba Yaga apareceu diante das pessoas muitas vezes sob o disfarce de uma jovem bela, e não de todo uma velha terrível.


Veles e Yaginya se apaixonaram um pelo outro, e muitos julgamentos os aguardavam pela frente. A mãe de Veles não aceitou a noiva, ela planejava se livrar dela. Veles teve que partir em troca da vida de sua amada para Nav. A viagem para Nav não é fácil, muda não só a alma de uma pessoa, mas até mesmo Deus.


Esta face de Baba Yaga entre os eslavos era bonita e sábia, ensinava feitiçaria às crianças, conhecia muitas ciências. Yaginya vivia em uma torre na encruzilhada dos Três Mundos. A imagem perdida de Baba Yaga, que é Yaginya, é a imagem de uma mulher gentil e sábia, uma Deusa brilhante, mostrando o caminho certo. A baba yaga russa (como descrito em contos de fadas posteriores) é distinguida pelo fato de que ela é representada por uma velha óssea que ameaça comer viajantes e crianças. Baba Yaga é uma beleza, sábia com grande conhecimento das Vedas e experiência de vida, possuindo habilidades mágicas e sendo capaz de ter compaixão. A mitologia eslava sugere diferentes nomes de Yagini - Yagunya, Yaginishna, Agha Yaginishna, Yaga (derivado de - afetuoso - Yozhka). Storm-Yaga é um apelido para os voos rápidos da Deusa em sua stupa ardente.

Yaginya é supostamente filha de pessoas comuns, adotadas após sua morte pela Deusa Makosh. Mas há mitos sobre seu casamento – Baba Yaga foi a consorte de Veles, o Deus da Magia, Sabedoria e os Três Mundos. No mesmo mito, uma história terrível é contada - mais tarde Yaginya foi traída pela mãe de Veles, Amelfa, a filha da Vaca Celestial Zimun, e Veles, a fim de salvar a vida de Yaginya, voluntariamente foi para Nav.


Como Yaginya é representada entre os eslavos?

Os eslavos gostavam muito de Yaginya como esposa de Veles, que também estava diretamente relacionada com a floresta profética. Ela se adaptou ao poderoso Veles como um parceiro de vida, em todas as encarnações que eles tinham experimentado. Eis o que as histórias nos dizem sobre o encontro:


"Yaginya era a amante das fronteiras, e a guardiã das terras. Sem seu conhecimento, nenhuma alma poderia colocar os pés na floresta. Makosh não pôde casar sua filha por um longo tempo, porque a condição era a seguinte: apenas aquela que, em uma batalha honesta e igualitária, derrotar a jovem deusa, e se tornará seu amado marido. Muitas pessoas cortejaram a bela Yagina, mas o coração da virgem não mentiu para ninguém, como se ela estivesse esperando por sua hora. E ela esperou até que o próprio Veles a encontrasse no caminho. Ele pisou no chão, mas não pela força de seu portão que ele queria abrir, mas como deveria ser - a convite da anfitriã. E eles lutaram, mas não até a morte, mas por amor. Porque Yaginya, que estava no comando de tudo, sabia que o destino estava destinado a ela se tornar uma esposa eterna e fiel para Veles. E Veles e Yaginya se estabeleceram nas fronteiras dos Mundos, e de sua casa esticaram as raízes de todas as plantas da Terra, e todos os rios fluíram."



Atributos e simbolismo de Yagini


Yaginya é lembrada por tribos e clãs eslavos junto com o grande e sábios Veles. Nossos ancestrais imaginavam Yaginya como uma linda mulher, usando sapatos dourados, roupas leves e limpas, tranças loiras e decoradas com joias eslavas.

Seus atributos invariáveis não eram apenas uma bola de lã e uma agulha de madeira, que são apresentados em contos de fadas russos posteriores, mas também uma maçã em um prato mostrando tudo o que está acontecendo na área e também prevendo acontecimentos. Possui amizade com pássaros - corujas, corujas e animais que muitas vezes vivem na floresta, pois os pássaros são associados aos mortos e aos que elevam a alma dos mortos aos céus. Pesquisadores da mitologia eslava acreditam que Yaginya foi apelidada de Mãe precisamente por seu amor imensurável por crianças. Nossos ancestrais eslavos acreditavam que após outra grande guerra entre diferentes famílias, muitos ficaram orfãos. Houveram tempos difíceis e sombrios num reinado de entidades malignas e a ignorância e inimizades marcaram esta terrível era. Yaga procurou levar para sua Skete (morada) o maior número possível de órfãos do clã eslavo e da família dos russos. Lá ela já havia ensinado a eles os Vedas eslavos e o conhecimento que ela mesma possuía. A deusa fez de tudo para que seus filhos não fossem tocados pela ignorância da nova era dos tempos sombrios.


Os antepassados de Baba Yaga segundo um seguidor da Rússia

Baba Yaga no período matriarcal do desenvolvimento do épico eslavo e tardio escandinavo (Báltico Oriental) foi a principal Deusa Domã do clã Yaga - um dos componentes da tribo Varangiana. Varyag = var + yag. É uma aliança de duas tribos. Vars, waris, ladrões. Eles habitavam as terras do sul e sudeste do Báltico. Yags também são Yazy, Yazygi (talvez daí o nome "pagãos"), eles também são Rugi, Horns, Regs, Reregs (Ruriks). São nomes diferentes para a mesma família Yag. Eles habitavam as terras do sudeste e leste do Báltico. Yaga na mitologia primitiva é o pássaro Gamayun. Na transição da matriarquim para o patriarcado, sua imagem foi reduzida de uma bela virgem à imagem de uma velha.



Yaginya é filha de Vija, o governante do mundo de Navi, e filha nomeada de Makosh, a deusa do destino. Yaga entre os eslavos era uma feiticeira sábia com uma alma gentil e brilhante, que mantinha os limites dos mundos. Ela possuía a sabedoria de uma mulher e era forte em bruxaria. Ela vivia na fronteira entre os mundos e tinha poder sobre os espaços. Poderia Yaginya do mundo de Navi para Yav viajar calmamente, e encontrar as almas dos mortos e transferi-los para a vida após a morte. Baba Yaga é considerado o guardião das fronteiras entre o mundo do manifesto (yavi) e o navi (o mundo dos mortos).

A imagem e o nome da brilhante e boa deusa foram perdidos pelos ancestrais quando um único deus veio para a terra eslava. Em vez de Yagini Matushka, havia uma Baba Yaga malvada e sanguinário, como um espírito maligno não batizado e um esquadrão de oponentes principescos. Em vez das botas douradas nos pés de Yaga os sapatos estão sujos, os caminhos são desconhecidos pisoteados. E não vive uma donzela vermelha na floresta, mas uma velha com dentes podres e uma cabeça cinza não lavada. Mas ainda assim não foi possível escurecer completamente o nome de Yagini Vievna.
















Tradução do Vraki (link original ao fim do post)


Ela possuía a sabedoria de uma mulher e era forte na bruxaria.
Ela vivia na fronteira entre os mundos e tinha poder sobre os espaços.
Poderia Yaginya do mundo de Navi para Yav viajar calmamente, e encontrar as almas dos mortos e transferi-los para a vida após a morte.
Baba Yaga é considerada a guardiã das fronteiras entre o mundo do manifesto (yavi) e o navi (o mundo dos mortos).
O poder mágico era forte, fazia muito pelo mundo de Yavi. Ajuda a encontrar o caminho certo, pude compartilhar sabedoria.
Ela ensinou os filhos da sabedoria e os tratou de doenças, ela preparou meninas para a vida de casada.
Em alguns, ela é retratada como uma jovem bela, rápida e forte. Nos pés, botas douradas.
Tranças longas são decoradas com várias decorações, as roupas são limpas e leves.
Em outras fontes, é uma mulher adulta, uma mãe.
Em fontes posteriores, uma velha vivendo sozinha na floresta intransitável e roubando crianças para comer, mas estes já são contos de fadas da era soviética.
Eles recorreram a Yoga para conselhos, mas ela não ajudou a todos, apenas os merecedores. No início, vários testes foram organizados porque grandes conhecimentos podem trazer danos às pessoas se usados de forma inadequada. A sabedoria só ensinou os dignos.
Pessoas de todo o mundo vieram aprender sabedoria para ela. E em tempos difíceis, quando havia discórdia e guerras, Yaga reuniu órfãos e ensinou a sabedoria da vida.
Muitos desses órfãos tornaram-se padres magi, mas as mulheres tornaram-se boas esposas, deram à luz filhos, e continuaram a família.
A baba yaga moderna é diferente do seu protótipo primário. Ela é retratada como uma velha solitária vivendo em uma floresta remota.
No entanto, o poder da sabedoria do conto de fadas foi preservado até hoje. Portanto, os eslavos a chamavam de Mãe Yaginya.
Yaginya também está associada com o rito de iniciação. Quando os jovens foram testados antes de nomear.
Atributos e simbolismo de Yaga O baba yaga moderno é o antigo Yaginya (Yoginya).
Portanto, seus atributos são os mesmos:
A coruja é o pássaro da sabedoria; cabelos longos como um símbolo de força e feminilidade.
Vassoura para varrer o mal de Baba Yaga serve como uma proteção da casa. No mundo moderno, baba yaga na forma de uma boneca é frequentemente usada para proteger a casa e a família de qualquer negatividade.
Dado o fato de que Yaginya vivia na fronteira dos mundos e não deixava a essência navia entrar no mundo de Navi, o amuleto fica pendurado sobre a entrada da casa e não deixa o mal entrar na família.
O amuleto de Baba Yaga também serve como talismã para o amor e as relações familiares. A família de Yagini, o pai de Yagini, é Viy:

Links para pesquisa:

OBS: Estão em russo



335 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page