O forno de Baba Yaga
top of page
dfghj.png

O forno de Baba Yaga

Atualizado: 3 de nov. de 2022




Nos tempos antigos, havia um ritual chamado "crianças assando". Além disso, como a história mostra, tal rito foi realizado até o século XX. O fato é que nem sempre as crianças nasceram fortes e saudáveis. Naquela época, a medicina estava longe de estar no melhor nível, então bebês nascidos fracos ou com alguns defeitos eram dados a avós-curandeiros. Na verdade, o ritual consistia no fato de que a criança foi manchada com massa e brevemente enviada para o forno. Acreditava-se que esse "aquecimento" faz com que as doenças deixem o corpo junto com a fumaça. Além disso, a história tem muitos casos bem-sucedidos desse tipo de tratamento, quando uma criança nascida frágil cresceu e se tornou um herói.

O forno russo da Baba Yaga é associado às antigas parteiras que ao realizarem um parto complicado de bebês fracos ou prematuros colocavam os bebês no forno com uma pá de pão para serem aquecidos, o forno russo é uma metáfora para o renascimento, transformação e sobrevivência, com ele é possível encontrar a saída e sobreviver quando achamos que já não há mais chances de viver, vejam como o renascer de uma alma anteriormente fraca.

Por conta desta associação feita com o trabalho das parteiras, é dito que Baba Yaga cozinhava crianças no forno, mas se trata apenas de uma metáfora muito utilizada em círculos contemporâneos de bruxaria.


Baba Yaga em algumas casas é cultuada mantendo-se um altar atrás do fogão.




Mesmo com tantas associações boas, deve-se tomar cuidado ao trabalhar com Baba Yaga pois nem todas as suas faces são boazinhas ou acolhedoras e chamá-la indevidamente sem o conhecimento necessário pode trazer experiências nada boas. Baba Yaga não gosta de ser chamada por qualquer motivo e não gosta de lidar com pessoas consideradas folgadas, se ela perceber este traço em alguém fará questão de que o outro saiba o quão folgado está sendo. O mesmo ocorre se ela sentir que está lidando com uma pessoa preguiçosa que espera que Baba Yaga faça as coisas por ela. Há relatos de pessoas que ao conseguirem contato com Baba Yaga receberam respostas sinceras até demais.


Não é à toa que os antigos raramente iam até as домовина (domovina) de seus antepassados para pedir ajuda, pois sabiam que os mortos não devem ser incomodados por motivos bobos, apenas em casos de extrema necessidade.


As domovinas são casas altas construídas em estruturas de madeira ou troncos parecidos com pés de galinha, nelas ficavam os corpos dos mortos ou suas cinzas. Elas serviram de inspiração para a casa da Baba Yaga em suas histórias, associando-a aos mortos, ao submundo, às almas e dentre muitas informações que a descreve, Baba Yaga é vista como aquela que pode fazer a travessia para a vida ou para a morte.

Há bruxos que defendem que existe mais de uma Baba Yaga e que ao chamar suas forças ela nunca virá só.

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page