Na Cruz Hermética, temos:
1. Quatro consciências: Mental, emocional, física e molecular, que estruturam o homem durante suas encarnações.
2. Ponto da Unidade: Representa a Mônada individual, Deus em nós, como a origem de tudo o que somos.
3. Rosa de cinco pétalas: Representa nossos cinco sentidos.
4. Círculos que rodeiam a rosa interna:
- 1º círculo dividido em três partes: Representa o mundo superior e revela as três forças da Trindade - Vontade, Sabedoria e Amor.
- 2º círculo: Representa o mundo intermediário e contém os sete planetas sagrados - Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno.
- Último círculo: Representa os 12 signos zodiacais e indica as tendências no momento de nosso nascimento.
5. Trindade, Planetas e Signos: Juntos, exibem as 22 letras do alfabeto hebraico ou os 22 caminhos da Cabala, que são atalhos para concretizar as dez potências dos dez sephiroth cabalísticos.
6. Parte molecular:
- Pentagrama: Estrela de cinco pontas.
- Símbolos dos quatro elementos da natureza: Água, Terra, Ar e Fogo, que estruturam nosso corpo físico.
- Símbolo da 5ª essência ou 5º elemento: Éter Yesódico, a quinta essência da matéria, também conhecida como corpo etérico.
- Símbolos alquímicos: Enxofre, Mercúrio e Sal, representando a manifestação do "Fogo Criador" e os elementos necessários para a expressão da alma do universo.
7. Cruz Hermética dividida em 4 partes coloridas: Amarelo, oliva, castanho e preto, representando as cores do mundo material da esfera de Malkuth na Cabala.
8. Estrela de Davi (Símbolo de Salomão): Composta por dois triângulos entrelaçados, simbolizando o equilíbrio entre a individualidade e a personalidade. É um símbolo judaico rodeado pela representação dos planetas sagrados.
9. Letras I.n.R.I.: Segundo a tradição cristã, pregadas na cruz de Cristo pelos soldados romanos, representando a frase latina "Ignie Nitrium Roris Inventur", que significa "Por meio do fogo se descobre o nitro do rocio" ou "A natureza é completamente renovada pelo fogo".
Lista formulada com base no texto de:
Helyette Malta Rossi - O Despertar da Espiritualidade
Comentarios